-
Arquitetos: Antonio Armando de Araújo - Arquitetura e Design
- Área: 24 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Evelyn Müller
-
Fabricantes: Bel Colore, Bella Iluminação, Bontempo, Desmobilia, Fernando Jaeger, Itaarte, Suvinil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa cliente, que mora no Rio e viaja a São Paulo constantemente, havia comprado o imóvel dos avós há algum tempo. Com o passar dos anos, dois pontos começaram a incomodá-la: o apartamento era muito escuro e com muitas divisões para pouco espaço. Foi então que decidiu contatar o escritório para a reforma, pensando também, além do uso próprio, em locação temporária já que a rua estava valorizando bastante com a chegada de um hotel. Em relação às mudanças estruturais, a parede que separava a cozinha e a sala de estar foi demolida. Toda a tubulação de água e gás da cozinha também precisou ser alterada para adequação ao novo layout. O armário, que dividia o quarto da sala, também foi todo removido. Além disso, todo o piso do apê e revestimentos foram trocados. O maior desafio foi adequar o projeto ao orçamento previsto.
Outro ponto difícil de resolver foi, com a integração dos ambientes, o armário do dormitório. Foi aí que veio a idéia de fazer uma estante closet inclinada que percorre quase toda a extensão do apartamento. Este elemento, em compensado aparaente e estrutura metálica com pintura eletrostática, sem dúvida, é o maior destaque do projeto. Na parte do dormitório, é utilizada como guarda-roupa e caixas ajudam na organização. Para a sala pensamos em algo com poucos elementos mais decorativos e também usamos caixas para ajudar na organização. Desenhamos um sofá, que foi inteiro sob medida, com várias funções. Do lado da cama, tem gavetas. Já do lado da sala, reservamos um espaço para escada, aspirador, rodo e vassouras.
Do outro lado, criamos gavetas, que auxiliam na organização da casa. O sofá, que também vira cama em um dos lados, tem exatamente o tamanho de colchão de solteiro. Criamos também um painel com cordas. Na cozinha: Utilizamos três cores nos revestimentos do ladrilho hidráulico, a cor rosa, a cor goiaba e o vermelho tijolo. Por ser uma cozinha pequena procuramos deixar tudo guardado com poucas peças na bancada como, por exemplo, o escorredor e a lixeira, que ganharam um local reservado dentro de armários.
No banheiro usamos também o mesmo revestimento da cozinha com paginação diferente. No que diz respeito aos azulejos escolhemos o metro gray. A marcenaria do banheiro também é toda em compensado naval e a bancada do lavatório em Teca natural. O piso do restante da casa é todo em cimento queimado feito em obra, que depois impermeabilizamos. E sem rodapé!